Sociedade Canina

Cuidades estáticos com cães exigem cuidado

Picture
por Juliana Barbosa

Serviços de estética animal estão em alta. Cada vez mais donos levam seus cães para cuidar dos pêlos e unhas. A clínica veterinária Poli Pet, com duas lojas em Mogi das Cruzes, além de oferecer tratamentos estéticos para animais, também oferecem atendimentos clínico e cirúrgico.
Marcos Hossomie, veterinário da clínica, conversou com o Grupo S.A. e contou um pouco de sua experiência de 16 anos nessa profissão. Em uma entrevista descontraída, foram abordados diversos assuntos, desde “mimos” destinados aos animais à cachorros abandonados pelas ruas.

Sociedade Alternativa: Por que o mercado de estética animal está em alta?

Marcos Hossomie: Acredito que a procura tem crescido muito porque o número de cães também aumentou.

S.A.: Qual tipo de público mais procura os serviços de estética para seus cães?

M.H.: Depende do cachorro que a pessoa tem. Existem raças que exigem mais cuidados, como as de pêlos mais longos ou aquelas em que o pêlo tem que ser tosado sempre.

S.A.: Quais tratamentos são mais procurados?

M.H.: Com relação à estética é o banho. Já aqueles que têm cachorros com pêlos longos, além do banho têm também a tosa.

S.A.: Quanto normalmente os donos gastam com esses tipos de tratamento?

M.H.: O preço é variável de acordo com o tamanho do cachorro, o tipo de pelagem. Alguns chegam a custar mais de 100 reais. Às vezes algumas pessoas fazem além do banho, a tintura dos pêlos o que aumenta o valor.

S.A.: Os animais se sentem a vontade com tantos tratamentos?

M.H.: Normalmente os cães se habituam ao banho e ao barulho do secador. Porém existem cães que não conseguem se acostumar.

S.A: Existe algum risco para os cachorros com a exposição a tantos produtos?

M.H.: Existe risco sim. Todo banho e tosa precisa de uma assistência veterinária. O banho, principalmente se o cachorro não for acostumado, se torna um fator de stress o que pode fazê-lo passar mal. Além do acompanhamento veterinário, é preciso que o tosador tenha paciência com o animal.

S.A.: Qual é o intervalo de tempo recomendado entre um banho e outro?

M.H.: Recomendamos, em geral, que não seja intervalos menores que de uma semana, pois o excesso de banho pode tirar a proteção da pelagem do animal.

S.A.: Existe algum cuidado necessário antes de aplicar produtos estéticos no cachorro? Todos os tipos de portes e raças podem passar por esses tratamentos?

M.H.: Todo produto que é aplicado em cachorros necessita de cuidado. No caso de produtos terapêuticos, pode ocorrer que o cachorro tenha algum problema de pele, e necessite receber produtos especiais. Por isso o veterinário tem que estar atento e junto aos cães. Mas os tratamentos não são restritos à apenas algumas raças ou portes.
S.A.: Existem casos de pessoas que trazem o animal para banho e tosa e não voltam para buscá-los?

M.H.:Isso é bem comum. A pessoa marca o banho, faz uma série de exigências com relação a tosa, mas nos passa o endereço e um telefone que não existe. Ou então deixam o cachorro internado e desaparece. Quando isso acontece, nós encaminhamos o animal pra adoção. Mas sempre acabamos ficando com alguns animais. Temos aqui uma certa população de hóspedes definitivos, porque ninguém quer adotá-los.

S.A.: Sobre as campanhas de adoção, você acredita que elas funcionam? As pessoas deixam de comprar cães para adotá-los?

M.H.:. Sempre existem aquelas pessoas que querem comprar, só por eles serem de raça. Mas quem gosta de cachorros preferem a adoção.

S.A.: Qual a sua posição quanto os cães de rua?

M.H.: Esse é um problema muito sério, pois o número de cães abandonados só tende a aumentar. A prefeitura tem realizado as campanhas de castração de cães. Mas é necessária uma conscientização da população também. A Poli Pet também tem feito seu papel com campanhas de orientação e de castração com preço mais baixo. Temos tentado ajudar nesse quesito.

S.A.: A Poli Pet ajuda alguma ONG, ou realiza algum tipo de feira de adoção?

M.H.: Ajudamos algumas ONGs com cirurgias, castrações, alimentação e alguns materiais necessários para cuidar de cães

Bookmark and Share