Sociedade Canina
 
Picture
AMPARA expõe cães para adoção em Pet Shop de Mogi das Cruzes / Foto: Samira Hidalgo
por Juliana Barbosa

A AMPARA (Associação de Munícipes Protetora de Animais de Rua e Abandonados) atua na cidade de Guarema desde 2003 resgatando e acolhendo animais abandonados encontrados pelas ruas da cidade.

Como a cidade não possui CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) a AMPARA acaba cumprindo o papel de recolher esses animais das ruas, é o que conta a Diretora da ONG Ana Flávia Benitez Hardt Palermo, a Pata.

Atualmente a ONG abriga 120 animais e passa por problemas de superpopulação, e precisa urgentemente reduzir o número de cachorros abrigados.

Todos os animais resgatados das ruas são vacinados, vermifugados, castrados (apenas os cães adultos), e se necessário, é feito um acompanhamento veterinário para aqueles animais que chegam machucados ou doentes. Os animais são abrigados em “quintais provisórios”, como explica Pata, que são lugares reservados para receber esses animais onde eles não ficam presos em canis, e sim soltos em ambientes cercados com alambrados até que encontrem um novo lar.

Para Pata o final do ano é sempre a pior época. Segundo ela, é nos meses de férias e festas de finais de ano que aumenta o número de abandonos e a quantidade de cães adotados cai bastante. “Isso acontece porque as pessoas que pretendem viajar e não querem levar o cachorro acabam abandonando”, aponta a diretora da ONG. Além disso, o número de adoções diminui, porque, segundo Pata, as pessoas não desejam assumir responsabilidade na época das festas de final de ano e férias”.

Além do problema de super população, a ONG precisa de voluntários dispostos a ajudar a AMPARA, e de doações, que podem ser em dinheiro ou através da distribuição de produtos veterinários, ração, casinhas, pratinhos de comida e de água e todos os utensílios necessários.

“Infelizmente, nós não podemos mais resgatar animais, porque não vamos dar conta de cuidar de todos. Não é certo tirar o espaço que os cães resgatados possuem. Não é o meu conforto que eu estou tirando, e sim o dos cachorros”, desabafa.

Para tentar arrecadar fundos, a AMPARA organizou o sorteio de uma cesta de Natal. Cada cupom vale R$ 3,00 reais e toda a renda será revertida para a manutenção dos animais da ONG. O sorteio será realizado no dia 23 de dezembro, às 18h, na Casa do Fazendeiro. Os cupons podem ser adquiridos na loja ou na escola de Inglês Maple Touch. (Os endereços dos locais de venda estão no final de matéria, no quadro de serviços).

Em quase sete anos de atuação, a AMPARA já encaminhou, na cidade de Guararema e região, cerca de 1500 cães para a adoção, e já castraram cerca de 300 animais.

Para mais informações de como ajudar a AMPARA entre em contato pelo telefone (11) 4693 – 2197, ou (11) 9267 – 7845.

Adoção

Os interessados em adotar um animal da ONG devem ser maiores de idade e ter em mãos o RG e CPF. É realizada uma pré entrevista para avaliar se o candidato à adoção realmente possui condições de cuidar de um cachorro. Após ser aprovado na entrevista, o candidato assina um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade de cuidar do animal e protegê-lo de qualquer tipo de violência que ele possa sofrer.

Para cada cão adotado é pedido uma colaboração de 30,00 reais para que a ONG possa continuar cuidando dos animais que ainda não encontraram um novo dono. Como a AMPARA é parceira da empresa Pedigree na campanha "Adotar é tudo de bom" todos os animais doados pela ONG acompanham um kit com ração, pingente para a coleira e outros acessórios.

A AMPARA realizava aos finais de semana pontos de adoção em dois pet shops de Mogi das Cruzes, porém com a aproximação das festas de final de ano e por causa da falta de voluntários essa ação foi cancelada temporariamente até que o ONG consiga se reorganizar.

É importante ressaltar que a AMPARA não doa animais se o novo proprietário não se comprometer que o cão não ficará preso em pequenos espaços ou amarrados em correntes. E todos os animais resgatados pela a ONG jamais retornam para as ruas. Se ele não é adotado ele continua sobre a responsabilidade da associação.

Caso Marcante

Pata conta que o resgate mais marcante que realizou foi a do cão que a ONG batizou de Palito.

Alguns moradores da cidade entraram em contato com a AMPARA para contar que acharam um cachorro dentro de uma mala com o zíper fechado abandonada na beira de uma estrada.

Ao chegar no local, Pata viu que o cachorro mal se mexia, e o interior da mala estava cheio de urina e fezes do animal.

Após receber um banho e os primeiros cuidados médicos, Pata percebeu que o cachorro estava com sinomose, uma doença viral que atinge o sistema nervoso do animal o deixando “descadeirado”, e por isso ele não conseguia andar. Pata acredita que a doença foi a provável causa do abandono, já que a sinomose é difícil de ser curada e exige muitos cuidados.

Palito chegou a demonstrar sinais de melhora, mas infelizmente morreu após três meses. Mesmo assim Pata se emociona ao relembrar o caso. “A melhora dele foi significativa. Quando o resgatamos, ele só mexia os olhos, e após o tratamento ele nos reconhecia e fazia ‘festa’ quando nos via”, conta a diretora da AMPARA.

Serviço:
Casa do Fazendeiro
Rua Coronel Ramalho, 129
Centro – Guararema/SP
Tel.: 4693-2123

Maple Touch
Rua João de Mello, 50
Centro – Guararema/SP
Tel.: 4693-2197

Voltar
8/9/2010

Love ,promised between the fingers
Finger rift,twisted in the love

Reply
8/14/2010

Everything ought to be beautiful in a human being: face, dress, soul and idea.

Reply
8/15/2010

Good advice is harsh to the ear.

Reply
8/21/2010

the sands in your way beg for your song and your movement, dancing
water. will you carry the burden of their lameness?

Reply
10/5/2010

Truth is beautiful. Without doubt; and so are lies.

Reply
11/25/2010

Everything ought to be beautiful in a human being: face, dress, soul and idea@.@

Reply
11/29/2010

Hola a tots! Primer dir-vos que me va agradar molt passar una horabaixa amb vosaltres i espero me convideu d'aqui un mes$.$

Reply
12/10/2010

Christmas, children, is not a date. It is a state of mind.

Reply
12/24/2010

Fashion Conscious: Only 5% still want their man to be a hip fashion conscious "metrosexual" male

Reply
8/29/2011

ola eu gostaria muito de adotar um cao de raça pequena.Aguardo resposta, obrigada.

Reply
9/19/2011

Tenho um cão da raça Bacet Houd, e preciso achar um lar para esse cachorro, pois já tentaram matar o cachorro 4 vezes, ele está ficando dentro de casa, mas não posso ficar com ele desse jeito, gostaria de saber se poderiam me indicar um lugar ou alguem para adotar esse cachorro, ele tem 01 ano.

Reply
Thaís
12/25/2012

Olá!
Por favor gostaria de saber se vocês podem me ajudar a divulgar a foto do meu cão que está desaparecido!
É um pastor alemão de 6 meses, macho, pelagem longa e que fica perto da Lagoa Nova.
Aguardo contato.
Obrigada!

Reply
adriana
1/12/2014

boa noite! somos da cidade de sp e temos um sitio ainda em fase de construção e na medida do possível acolhemos as cadelas que por ali passam, com remédios e alimentação, inclusive uma cadela que deu à luz na semana passada, 8 filhotes, e foi encontrada morta com sinais de envenenamento, acolhemos os filhotes, pois, todos os sitiantes na maioria de sp, alegaram falta de tempo, nós acordamos 4:30h p/ trabalhar, e chegamos do trabalho por volta da 18:00 horas, e estamos tendo muita dificuldade em amamentar os filhotes. Importante frisar que os cachorrinhos tem no máximo uma semana de vida, ou seja, necessitam de muito cuidado e alimentação regrada, e como eu e o meu marido, passamos a maior parte do dia fora, estamos conseguindo alimentar os filhotes só no período noturno, o que não esta sendo nada fácil. Preciso muito de ajuda, pois os filhotes estão necessitando de cuidados para sobreviveram, já que infelizmente a mãe foi morta antes que eles pudessem abrir os olhos. Por favor se puderam me ajudar ficarei muito grata.

Reply

Oh my goodness! an wonderful write-up dude. Thanks Nevertheless I'm experiencing concern with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody finding an identical rss downside? Anyone who is aware of kindly respond. Thnkx

Reply



Leave a Reply.