Sociedade Canina
 
Carne congelada: No local, foram encontrados 63 quilos de carne de animais armazenadas em um freezer

Leandro Dilon

De Suzano

A Polícia Civil prendeu duas pessoas ontem em Suzano acusadas de matar cães e gatos e vender a carne dos animais a restaurantes orientais da capital. Roberto Moraes, de 46 anos, e Roseli Nascimento, 39, foram detidos em flagrante, após ser encontrado um cachorro que seria abatido, duas mesas para abate, um freezer com 63 quilos de carne, ganchos, entre outros instrumentos, na residência do casal.

Abate
Os bichos eram mortos com um machado, nos fundos do imóvel, na avenida Miguel Badra, no bairro de mesmo nome. O couro dos bichos, que não poderia ser aproveitado, era queimado com um maçarico. De acordo com a polícia, os acusados recolhiam os animais na rua e os mantinham presos para engorda. Cada cachorro era vendido entre R$ 180 e R$ 200.

Os policiais encontraram as carnes ensacadas dentro de um freezer. Além dos cães, havia dois gatos inteiros congelados. Segundo os investigadores, o dono da casa teria confessado que mantinha os bichos no quintal, à espera da encomenda. O ABATEDOURO funcionava há três anos.

Após mais de um mês de investigação, policiais da 2ª Delegacia de Saúde Pública, do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC), descobriram o endereço onde ocorria o crime. Na tarde de ontem, a Vigilância em Saúde de Suzano informou, por meio de uma nota publicada no site da prefeitura, que, "ao realizar as inspeções de rotina a comércios de carnes sempre verifica o comprovante de procedência dos produtos. Portanto, orienta ao consumidor que sempre adquira alimentos em locais devidamente regularizados e que comprovem a procedência dos produtos. Na dúvida, o consumidor deve entrar em contato com os órgãos de fiscalização, Visa e Procon".

Restaurantes
Dois representantes de restaurantes também foram presos, acusados de vender carne de cachorro no Bom Retiro, bairro da capital. Os policiais confirmaram a ligação entre o ABATEDOURO de Suzano e os restaurantes. A carne era vendida nos estabelecimentos como um prato típico da Coreia do Sul.

O casal de Suzano e os proprietários dos restaurantes do Bom Retiro responderão por crime contra a fauna, contra o meio ambiente e por formação de quadrilha. Os restaurantes foram fechados pela Vigilância Sanitária da capital. No Brasil, animais domésticos como cães e gatos não podem ser criados para o consumo.

Fonte: Mogi News - publicada em 13/11/2009

Voltar
Heloisa
12/21/2009

Oiiiii =D

Reply



Leave a Reply.