Sociedade Canina

O mundo cão dos cães em Mogi das Cruzes

Picture
Reprodução
Por Samira Hidalgo

Uma imagem vale mais do que mil palavras. O clichê cabe perfeitamente ao livro-reportagem elaborado pela jornalista formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, Heloísa Rizzi, em 2008, como TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Com orientação do professor doutor Sérsi Bardari, Heloísa desenvolveu o projeto Vôo Solo de maneira única com a publicação “Mundo Cão – retratos do descaso e abandono em Mogi das Cruzes”.

O livro aborda a vida (ou a tentativa de se ter uma) dos cães abandonados pela cidade de Mogi das Cruzes. Traz, ainda, diversas informações, como a Lei Feliciano Filho, dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e alguns projetos desenvolvidos por políticos locais.

Com tantos dados importantes, o clichê deixaria de valer. Entretanto, é quando nos deparamos com a foto de um cão abandonado e doente na página 31 que a comoção toca mais. É quando observamos os olhos do cachorro que ilustra a capa do livro-reportagem, que nos perguntamos: “Eu sabia disso?”. É quando vemos a pata do mesmo cão tentando desesperadamente abrir o cadeado que o prende em um espaço métrico com outros cães, que percebemos que sim, sabíamos, sabemos. Mas nada fazemos.

A descontração entre cães e gatos presente na página 21, os olhos de uma cadela que come algo que encontrou na rua, retratado na página 29, o “beijo” entre os animais na página 37. E mais uma vez o olhar. Os olhos do cachorro que ilustra a página 55, preso no Centro de Zoonoses de Mogi das Cruzes, a espera de adoção, implorando para que a fotógrafa ou quem estivesse por ali abrisse o cadeado e o levasse embora. É na página 71 que podemos encontrar o amor de uma voluntária para com seus cães resgatados das ruas. E claro, o amor dos cães para com a voluntária.

A partir da página 74 começa o “Ensaio”, onde no decorrer do livro conhecemos ainda mais dessa dura realidade. São as fotos que Heloísa tirou durante todo o ano de 2008.  O companheirismo do melhor amigo do homem é retratado com maestria nas páginas 78 e 79. O dócil cão da página 81 parece um pouco tímido diante da câmera.  E na página 90, a foto que mostra o cão dormindo entre dois carros declara: “Para mim, qualquer lugar basta, desde que alguém me dê carinho”.

Mundo Cão – retratos do descaso e abandono em Mogi das Cruzes é a triste cobertura jornalística sobre a realidade que não queremos enxergar. Que a correria do dia-a-dia não nos permite ver.

Com a leitura, a conscientização vem sem que o leitor perceba e as lágrimas molham a face a cada página, fazendo crescer a vontade de salvar cada animal retratado dentre as 118 páginas do mundo cão dos cães abandonados em Mogi das Cruzes.

 

Bookmark and Share