Sociedade Canina

Cães: amigos ou objetos de ostentação?

Foto por Juliana Barbosa
Cachorros devem ser tratados como cachorros
por Heloisa Ikeda

Eles são conhecidos como os melhores amigos do homem. O animal de estimação mais dócil e fiel que um ser humano pode ter. Tanto num ambiente rural quanto na cidade grande os cães são os companheiros ideais para qualquer tipo de pessoa ou família. Mas será que existe um tipo certo de cachorro para cada um? E será que esses animaizinhos deveriam ser tratados como membros da família, recebendo todos os tipos de mimos? Isso é saudável e natural para os cachorros?

Alguns cães vivem dentro de casa, comem do bom e do melhor, dormem confortavelmente em suas caminhas, e até recebem paparicos de seus donos. Mas ainda sim, eles não deixam de ser animais e de ter seus instintos. Um cão que é cercado por todo tipo de atenção e regalias não tem que fazer o mínimo de esforço para conseguir nada. Talvez às vezes chorar um pouco, mas nada que exija desgaste físico. Quando um cachorro recebe tudo o que quer sem nenhum esforço, ele pode facilmente se tornar o dono da casa.

Até mesmo os SRD (sem raça definida), mais conhecidos como Vira-Latas, que vivem abandonados pelas ruas, também ainda preservam certa dependência dos homens. Pois sua espécie já vem há muito anos adaptada a convivência com os humanos. Isso quer dizer que um cachorro, com raça ou sem, não tem condições de sobreviver por si só, nem que seja em ambiente natural. Os cachorros precisam dos seres humanos tanto quanto nós precisamos deles.

Entre o descaso e abandono de uns, e a ostentação de outros, o que será que os cachorros diriam se pudessem opinar? Talvez ele não se importe se você quer colocar laçinhos e roupinhas nele, não se importe de ser banhado e tosado e que você o encha de inúmeros produtos de beleza. Mas ele irá se importar se você não lhe der atenção. Talvez um cachorro na rua não se importe de ser xingado e mal cuidado não se importe de receber as migalhas de sua comida. Mas ele irá se importar se você lhe negar um carinho.

Bookmark and Share